quarta-feira, janeiro 17, 2007

Marketing Colorado

Nestes dias de poucos assuntos instigantes sobre o dia-a-dia do Inter, quando esperamos pelo início da temporada, muitas vezes me pego garimpando coisas para manter o Blog com novidades e assuntos para a discussão. Dois são os assuntos que mais me fazem pensar no inter, novas formas de gerar receitas e o marketing colorado. O primeiro destes assuntos, é bastante complexo e envolve questões estruturais do Inter, e informações que não tenho acesso. No que se refere ao Marketing, o céu é o limite, já que as idéias e propostas são livres, vinculadas á criatividade de qualquer um.

Como muitos já sabem, vivo enviando mails para o Presidente do Inter, agora o VP. Logo vou mandar o primeiro e ver no que dá. Porém, relendo alguns posts antigos e coisas ditas por colorados, li um que dizia que os japoneses ficaram procurando camisas do Inter para comprar e acabavam se vestindo de vermelho, com a camisa do Manchester, que era a única existente lá.

Abaixo mando uma parte de um mail que enviei ao FC em outubro já pensando nisso:

1. A final do Mundial de Clubes, no que se refere a Marcas de produtos esportivos, vai ser Reebok (Inter) x Nike (Barcelona). Eu entendo que temos, neste momento, como expor a marca Inter juntamente com a REEBOK, ou seja, nos utilizarmos desta exposição para vendermos também a marca Inter. Eventos em lojas esportivas no Japão patrocinadas pela REEBOK, com os vídeos do Inter, Jogos do Inter, Gols da libertadores. Lembre-mo-nos que a final da libertadores foi passada no Mundo pela FOX. Pelo menos da FOX em Espanhol. Posters, totens com os jogadores do Inter, promover a venda de camisas e materiais esportivos do inter. No Japão o consumo é fortíssimo desses itens.

Quantas camisas poderíamos ter vendido se tivesse um local para comprá-las?

O Inter vai ficar na memória de muitos japoneses como o time que bateu o Barcelona, mas depois que passou o Mundial, passa a ânsia de consumo, agora somos que nem jornal de ontem, notícia velha, já passou e tem outras novidades para eles gastarem o seu rico dinheirinho.

A mesma coisa vale para as camisas brancas do Mundial, se estivesse a venda antes do natal, e depois do mundial, teria muito mais saída do que lançada em janeiro ( pelo menos esta é a previsão). Agora, teremos a camisa de 2007, a camisa do mundial, a camisa nova da libertadores, todas custando 169 reais, na escolha, a branca que não é a preferencial da torcida, será comprada somente por aqueles que querem guardar como objeto histórico.

Espero que o MKT do inter, em 2007, deixe de ser um departamente de criação de promoções para os sócios e se torne um departamente de promoção da marca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Xará, como tu faz pra mandar e-mail pro presidente, onde tu conseguiu o endereço? Mandei um pra ouvidoria com uma sugestão, mas não sei se funciona.

Quanto ao marketing, vi q será lançado um boneco do Obina (quem é Obina?). Se o Inter fizesse um boneco do Fernandão, venderia como água. Um do Pato também ficaria bom.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

É Ricardo, e hoje faz exatamente um mês que fomos campeões, faltam apenas 11 para sermos bi.