segunda-feira, janeiro 15, 2007

Democracia Corinthiana e o Inter de amanhã

Escrito por Ricardo Aragonés

Ontem, estava acompanhando o desenrolar de mais um capítulo da triste história política recente do Corínthians, o clube tido como o segundo maior do Brasil, pelo número de sua torcida, a eleição de conselheiros do clube, através do voto dos associados. Lá notei como somos omissos ao dia-a-dia de nossos clubes, e como somente sabemos reagir de forma agressiva ao resultado de nossa omissão.

Porque digo isso, ontem dos 11 mil (ouvi na televisão este número) e poucos associados do Corinthias, apenas, 2.209, foram a votação. Proporcionalmente isso dá 20 %do número de sócios aptos a votar. Na nossa votação, para renovação de 50% do conselho deliberativo do Inter, no dia 09/12, dos 9035 sócios aptos a votar, apenas 3500 apareceram, ou seja, 38%. Isso é muito pouco para o momento em que passávamos, FC no Japão, foco de todos nos jogos do mundial e os urubus do passado tentando voltar ao clube. Só isso já era suficiente para todos os 9035 sócios aparecerem e darem seu voto de confiança à nova direção que se formava e a continuidade ao trabalho já realizado. Esta conclusão, minha, foi um pouco alterada quando, olhando o que acontece do Timão, 14 anos de Dualib, conselho na mão, e ações não muito claras, olho para o Inter e vejo um projeto de continuidade sendo construído. FC 5 anos no comando. O Pífero, com a possibilidade de ficar o primeiro mandato, e mais outro havendo reeleição, ou então, preparando a cama para o FC voltar no Centenário. Isso dará 10 anos de uma linha política do conselho no poder.

Óbviamente são dois projetos de clube completamente diferentes, são duas formas de administrar, completamente diferentes, são duas realidades econômicas completamente diferentes. Mas é futebol, é um esporte que, só em 2007, deverá gerar um caixa, para o Inter de R$ 63 milhoões. É um esporte que antes de tudo mexe com o imaginário coletivo e também mexe com sentimentes extremamente fortes nos torcedores.

Hoje, olho e vejo que mesmo com toda a confiança que temos na direção do clube e com toda aversão que temos à membros da oposição colorada, uma oposição inteligente e pensando no bem do clube é necessária no Inter. O Píffero tem uma carta branca do conselho, que é basicamente, na sua maioria, situação. Não entendam, aqui, que estou querendo a volta do Zachia e sua corja de abutres, não entendam, também, que quero tirar o Píffero, ou que não aprovo a gestão do FC, muito pelo contrário, quero com esta coluna lembrar a todos o quanto temos de nos manter atentos e sempre estarmos juntos do Inter, cobrando. A cobrança e o acompanhamento das coisas do clube, não é só obrigação do conselho, mas também nossa. Eu já disse uma vez e vou repetir, o Píffero, nada mais é do que um grande Síndico deste condomínio chamado Sport Club Internacional, e nós os condôminos.

Então, o que fazer? Eu acho que o Inter tem de publicar no seu site o seu Balanço, deve também publicar o quanto ele tem do passe de cada jogador. Deve também publicar o planejamento para o ano seguinte, indicando as fontes de receitas previstas, os gatos projetados, tudo. Isso dá uma tranparência ao relacionamento do Inter com o torcedor fazendo com que nós possamos cobrar da direção resultados concretos e quando necessário, fazermos parte da solução.

Acho sinceramente que a Ouvidoria do Inter, por mais que dê indícios de escutar nossas reclamações ou sugestões, nunca respondeu concretamente nada que enviei ou solicitei. O site do Inter tem de ser todo reformulado, porque está sempre atrás dos meios de comunicação, não tem as informações que importam ao torcedor e não faz o principal, não mantém o controle de quem são os torcedores do Inter que passam por lá.

Bom.. esta coluna me deu idéias para minha seção Cartas ao Presidente. Semana que vem publico esta mensagem que vou mandar para o Píffero.

Nenhum comentário: