terça-feira, novembro 14, 2006

Mais uma da série - Cartas ao Presidente

Prezado Fernando Carvalho,
Boa noite,

Como diz nossa torcida VAMO VAMO Inter. Hoje o dia foi cheio de boas informações para o Inter o que nos empolga mais para os jogos no Mundial. Saviola, Messi e Et´o não jogam pelo Barcelona, uma notícia muito boa, mas não o objetivo de meu mail.

Sou um assíduo leitor do site do Inter e de todos os sites envolvidos em notícias sobre o esporte e sobre o Colorado, bem como blogs de torcedores. Em minhas andanças notei algumas coisas que gostaria de lhe repassar, sempre com a intenção de melhorar o relacionamento do Clube com os torcedores e Associados. Encaminho minhas percepções porque entendo que existam coisas para melhorar:

1. Participei de um trabalho de pesquisa que foi organizado pelo Inter na década de 90, durante a promoção Sócio Colorado, onde algumas das sugestões apresentadas foram a constituição de um site de internet que fosse o canal de comunicação do clube com os torcedores. Hoje em dia, as informações presentes em nosso site não representam este canal que entendo deveria ser. . Para todas as informações temos as informações oficiais e temos as informações jornalísticas. Hoje em dia, tirando contratações, renovações de contrato, vitórias do inter,reuniões consulares e agenda da semana, qualquer outra informação do Inter só é conseguida através dos canais de Notícias. No site do inter o boletim do alex 3 linhas do Barcelona uma matéria inteira.

2. O site do Inter, poderia ter a sessão Inter na Mídia, onde ele centralizaria as informações das diversas agências de notícias sobre o Inter: Clic RBS, Globo.com, UOL, Pele.net, Placar, Terra, entre outros. Falei apenas aqueles que sempre leio. Podes estar pensando que vantagens o Inter terá fazendo isso, já que terá de colocar uma pessoa a fazer esta checagem, e manutenção das informações. Em minha opinião, PAGE VIEWS. Com um número importante de PageViews, o inter pode cobrar mais pelos espaços de MKT em nosso site, pode utilizar isto como estratégia de Marketing contra os outros clubes.

3. Esta sessão de notícias pode ser restrita aqueles colorados que se cadastram no Site do Inter, não precisa ser sócio, somente se cadastrar e manter os dados atualizados, assim o Inter poderá criar um banco de dados importantíssimo para conversar com os seus clientes, os torcedores. Hoje em dia, quem são os torcedores que o Inter tem acesso, os torcedores que estão associados. Eu me associei no Inter em 90 no programa sócio colorado, Como vim morar em SP minha associação caducou e por isso me reassociei agora, porém nunca recebi nenhum mail do inter, nenhuma informação de promoção, nada, ou seja, um dos mais importantes canais de comunicação existentes hoje em dia, somente é usado para os associados.

4. Acho que em outro mail que enviei ao Sr. Já comentei a possibilidade de criar o Blog do Presidente. Hoje em dia, grandes corporações estão utilizando isto como forma de divulgação das opiniões do Presidente. É uma forma de aproximarmos cada vez mais o clube do torcedor. A internet está criando os canais de comunicação necessários para que o Clube se aproxime de seu público e com isso possa obter resultados importantes, financeiros e institucionais. Existe uma estimativa que o inter tenha algo como 3 milhões de torcedores (estou chutando pra baixo), destes, somente 45 mil (estou chutando pra cima) são torcedores associados, ou seja, apenas 1,5% destes. Assim temos um público de 98,5% dos torcedores colorados que estão sendo motivados para participarem diretamente do clube, somente pela mídia. Todos os planos de aumento de sócios que estão sendo estruturados, dependerão do inter ter a capacidade de atingir um maior número de torcedores possíveis.

5. Várias pessoas que tenho contato, torcedores Colorados me comentaram que enviam sugestões ou reclamações para os órgãos de comunicação do Inter, nenhum nunca obtem resposta.

Espero, como sempre, estar contribuindo de alguma forma para o Colorado em sua sendas de vitórias.

Nenhum comentário: