domingo, novembro 26, 2006

Eu quero uma cópia deste livro pra mim.

Olha, não quero paracer presunçoso, achando que minha idéia foi usada pelo Inter. Ao mesmo tempo, não posso deixar de pensar que ela foi, já que no dia 20 de outubro enviei um mail, para o FC com algumas idéias, dentre elas a seguinte:

2. Produção de brindes para distribuição no estádio, como bandeiras do Japão com símbolos do Inter, folders ou flyers sobre o Inter, História fotos, imagens, em japones para que os torcedores saibam que é o Clube, isso distribuído na entrada do estádio.

No dia 23 complementei este mail com mais esta idéia:

Nos folhetos que poderiam ser distribuídos no estádio, colocar em japonês e Ingles o texto, colocar foto de jogadores do inter que já jogaram no Japão -criar vínculo com eles, grandes jogadores do Inter dos últimos anos etc.. Colocar estas fotos junto com fotos deles com a camisa do Inter.

Agora olha a matéria que saiu na Zero Hora, nela falam que o trabalho começou em setembro, mas vamos lá.

Para japonês ler

Livro trilingüe sobre o clube será distribuído para a imprensa internacional
DANIELLA PERETTI

O Inter prepara todos os detalhes para seduzir o Oriente. Depois de criar uma versão em japonês para o site oficial e de traduzir o hino para o idioma, a novidade é um livro trilingüe de cerca de 200 páginas que será distribuído para a imprensa internacional no Japão.

Com textos em português, inglês e japonês e tiragem inicial de mil exemplares, a obra conta toda a história do clube desde a fundação, os títulos e o perfil da delegação.

O livro é bem mais do que a Fifa exige. É um cuidado extra da direção para criar uma relação simpática entre a imprensa internacional e os torcedores japoneses. A obra começou a ser planejada em setembro. A assessoria de imprensa do clube só aguardava a divulgação da lista dos inscritos no Mundial para enviar o material para a gráfica. As provas ficaram prontas ontem, mas a capa ainda está em aberto.

- Vamos usar uma foto do Beira-Rio no dia da decisão da Libertadores - diz Rogério Stinieski, responsável pelo projeto gráfico.

A equipe responsável pelo livro entrou em contato com jornalistas japoneses para pegar dicas.

- Baseamos as escolhas em quem tinha alguma relação com o país ou que já tinha passado pela Seleção - explica o assessor de imprensa Alexandre Corrêa.

Dunga é o garoto-propaganda número 1. Além dele, foram destacados Taffarel, Branco, Tinga, Daniel Carvalho, Lúcio e Sobis. Entre os ídolos, o mais antigo que aparece no livro é Falcão. Mas as referências sobre os grandes times do Inter, como o Rolo Compressor, estão lá.

Os textos foram todos produzidos em português, e uma empresa foi contratada para fazer a tradução. Com o inglês, tudo bem. O problema foi quando chegou o material traduzido em japonês:

- Primeiro, foi a corrida atrás da fonte (o modelo das letras). Quando conseguimos, os caracteres não eram reconhecidos nos programas.

Depois de contatos com um editor que já havia trabalhado com japonês, finalmente o texto apareceu na tela do computador. Para conseguir montar as páginas, foram usados cinco programas diferentes.

4 comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Ricardo, lembra que eu te disse que tinha ouvido o Pífero na rádio falando outras coisas que eram iguais aos teus e-mails, eles leram sim, mas não te responderam, tenho certeza véio, intuição. Aproveitaram tuas idéias mas nem te agradeceram, isso é sacanagem. E hoje quando li está do livro também pensei: "porra tão se aproveitando das idéias do Ricardo"

Caco e Su...... disse...

Cara, fui em dois hoteis em SP, hoje, para ver se encontrava o Inter para falar com ele e ver como as coisas eram tratadas em relação a estes mails que eu envio.. Mandei mais um hoje pra ele. Se eles não me derem uma cópia do livro,pelo menos vendam para a torcida. EU COMPRO rsss

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Hehehe! É isso aí, mas também não me responderam quando estávamos tentando gravar as instalações do Beira-Rio (eu e o Gonçalves) daí que o Gonçalves teve a idéia de enviar o e-mail para o Marcelo e ele aceitou na boa fazer a entrevista. Mas já me adiantou também, nunca mais vai fazer isto, hehehe.

Anônimo disse...

Bom, ao menos é muito legal saber que tuas idéias estão sendo aproveitadas em favor do Internacional. Pior foi um amigo meu, trocentos anos atrás, que mandou um email pra MTV propondo que viessem ao RS para organizar um jogo de futebol entre colorados e gremistas das bandas gaúchas. Um ano mais tarde a MTV lança o Rock Gol, hehehe.