quinta-feira, novembro 23, 2006

Fernandão no Pele.net

Para aqueles que não assinam o UOL colocarei no ColoradoSP as matérias do especial que será publicado diariamente no Pele.net.


'Estrela solitária', Fernandão busca consagração máxima

Meia-atacante do Internacional inicia série de matérias especiais sobre o Internacional antes da disputa do Mundial no Japão.

Evandro César Lopes, especial para o Pelé.Net

PORTO ALEGRE - Ídolo da conquista do Internacional na Copa Libertadores da América, o meia-atacante Fernandão se tornou a principal esperança da equipe para levar também o Mundial de Clubes da Fifa. Após as vendas de Rafael Sobis e Tinga para o futebol do exterior, o atleta é considerado a "estrela solitária" no elenco do time gaúcho, que tenta seu principal título na história.
Em entrevista exclusiva ao Pelé.Net, na sede do Internacional, em Porto Alegre, o jogador afirmou que só deixa seu atual clube por uma proposta de um dos grandes da Europa e que defender um outro time do país no atual momento é algo totalmente fora de cogitação.

A disputa do Mundial no Japão é tratada com seriedade por Fernandão, que encara uma vitória no torneio como uma valiosa forma de ficar marcado de maneira definitiva na história do futebol gaúcho. Homem de confiança do técnico Abel Braga, o jogador também elogiou seu atual treinador e seu espírito de companheirismo.

Convocado apenas uma vez para a seleção brasileira, Fernandão não esconde seu desejo de retornar ao time comandado pelo técnico Dunga. No entanto, o meia-atacante deixa claro que não espera usar a história do atual treinador do Brasil no Internacional como atalho para chegar a seu principal objetivo na carreira.

Considerado por muitos como o principal jogador em atividade no futebol brasileiro, o atleta aponta o volante Mineiro como grande destaque do Campeonato Nacional neste ano e se diz um admirador do estilo de jogo do são-paulino, que disputou a Copa do Mundo de 2006 pela seleção brasileira.

Pelé.Net - Após a conquista da Copa Libertadores da América, o Internacional vendeu boa parte de elenco. Você foi o único destaque do título continental a permanecer na equipe. Quais motivos contribuíram para que você escolhesse esta opção? Fernandão - Já vinha conversando com a diretoria do Inter há algum tempo. Eles já haviam vendido quatro importantes jogadores e fizeram um esforço para que eu ficasse. Conhecia o grupo e sabia que os que estavam aqui seriam capazes de suprir aqueles que foram embora e por isso decidi ficar. Tinha certeza que o nível seria mantido.

Pelé.Net - Você passou por dois clubes do futebol francês, mas resolveu retornar para o Brasil. Voltar para o futebol europeu é um de seus planos para o futuro? Fernandão - É claro que que o exterior sempre está na cabeça de um jogador profissional. Não dá para esconder que a diferença financeira é muito grande, mas também não posso esquecer dos outros fatores. Estou bem em Porto Alegre, tenho uma identificação muito grande com o torcedor do Inter e alguns amigos na cidade. Só saio daqui se for algo realmente muito bom para mim, para alguma equipe que acrescente algo em minha carreira. Ir para um time que briga para não cair é muito ruim. Hoje estou em um clube que disputa títulos em todas as competições que entra, e isso é fundamental.

Pelé.Net - Qual o papel do Mundial de Clubes da Fifa para sua carreira e para o futuro do Internacional? Fernandão - São apenas dois jogos, mas que podem mostrar muita coisa para o mundo. Este título, acima de tudo, vai fazer com que o time fique conhecido em todo o planeta. Chegou a hora de mostrar a cara do Inter para todos e essa é nossa oportunidade. Não podemos esquecer que uma competição como esta serve também como vitrine para o exterior. Vencer o torneio é fundamental para mim. Tenho a dimensão de que um título vai deixar o nome de todos ainda mais marcados na história do clube.

Pelé.Net - Você é considerado um dos melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro, mas ainda não teve oportunidade desde a chegada de Dunga na seleção brasileira. O fato de ele ter uma ligação muito forte com o Internacional, onde encerrou a carreira, pode ajudar? Fernandão - Não quero ser convocado pela ligação que o Dunga tem com a história do Internacional, e sim pelo que faço dentro de campo. Desde criança meu sonho é disputar uma Copa do Mundo. Tive apenas uma oportunidade na seleção, na partida contra a Guatemala, no ano passado, mas tenho em mente que posso atingir este objetivo.

Pelé.Net - Após trabalhar com Muricy Ramalho, você está ao lado de Abel Braga, que levou o time à conquista da Copa Libertadores. Como é seu relacionamento com o treinador? Fernandão - O Abel é uma pessoa fantástica. Minha relação com ele é ótima e se trata de um treinador que coloca acima de tudo o companheirismo. Ele deixa o espaço aberto para que os atletas exponham sua opinião e isso é muito importante. A parte tática é também um ponto forte, ele conhece muito e sabe passar isso para os jogadores. É um treinador vibrante, que está sempre ao lado dos jogadores.

Pelé.Net - Para finalizar, qual é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro? Fernandão - Gosto muito do Mineiro. Ele é um volante que sabe sair jogando e que também finaliza muito bem. Gosto desse tipo de jogador que dá muitas opções táticas ao time. Ele sabe marcar muito bem, mas também está sempre muito bem posicionado quando ataca.

6 comentários:

Caco e Su...... disse...

Galera, olha a puxada de orelha que ele deu na galera que saiu. "Ir para um time que briga para não cair é muito ruim" .

Gonçalves disse...

É mesmo, será que alguém se arrependeu de ter saído?...boa de colocar essa matéria e Ricardo...glup!!!...hoje é nossa vez, tomara que a gente não faça feio, se bem que estamos cuidando de cada detalhe, sorte pra nós hoje à tarde.

Anônimo disse...

Fernando Lucio além de ser um ótimo jogador, sabe como levar sua carreira. E não se preocupem tanto com a entrevista de hoje ! Fernando Lúcio é tri gente! Beijos!

Caco e Su...... disse...

Gonçalves.. Boa sorte cara.. Que momento histórico pra nós, mas especialmente para vocês que vão estar lá, junto com ele.
Gravem tudo e depois façam a edição da entrevista, mas também um daqueles filmes melhores momentos e as pegadinhas e erros..

Rafael Severo disse...

Gonçalves, peçam se possível, que Fernandão O CARA poste algum comentário em algum dos blogs pra se ter o registro definitivo desse momento histórico... Ah, e muito boa sorte pra vocês lá hoje, dará tudo certo!!!

Caco e Su...... disse...

RAFAEL.. ótimo.. FALA PRA ELE POSTAR EM TODOS. rssss