segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Mais uma proposta do Blog Colorado SP acatada pelo Inter

É surpreendente como a direção colorada acata as idéias dos torcedores, porém sem ter a dignidade de nos dar o crédito para isso. Como eu não recebi a Revista do Inter deste mês, pois teve um erro de distribuição para os pobre mortais que estão fora de POA, vou me basear no comentário que o Rodigo Araújo fez no post abaixo.

Ele disse o seguinte:

"Foi bom tu ter tocado no assunto do Vargas e o quanto o Inter esconde as coisas do torcedor. O site só tem assuntos relevantes, nada de informações mais contundentes. Na revista do Inter deste mês tem uma matéria que fala sobre o projeto de um novo site, onde os torcedores serão cadastrados, então o cara sendo sócio terá um usuário no site para ficar mais por dentro do assunto. A maioria dos clubes, até o Nacional, usa este método."

Olha o mail que mandei para o FC em 14 novembro de 2006:

Prezado Fernando Carvalho,
Boa noite,

Como diz nossa torcida VAMO VAMO Inter. Hoje o dia foi cheio de boas informações para o Inter o que nos empolga mais para os jogos no Mundial. Saviola, Messi e Et´o não jogam pelo Barcelona, uma notícia muito boa, mas não o objetivo de meu mail. Sou um assíduo leitor do site do Inter e de todos os sites envolvidos em notícias sobre o esporte e sobre o Colorado, bem como blogs de torcedores. Em minhas andanças notei algumas coisas que gostaria de lhe repassar, sempre com a intenção de melhorar o relacionamento do Clube com os torcedores e Associados.
Encaminho minhas percepções porque entendo que existam coisas para melhorar:

1. Participei de um trabalho de pesquisa que foi organizado pelo Inter na década de 90, durante a promoção Sócio Colorado, onde algumas das sugestões apresentadas foram a constituição de um site de internet que fosse o canal de comunicação do clube com os torcedores. Hoje em dia, as informações presentes em nosso site não representam este canal que entendo deveria ser. . Para todas as informações temos as informações oficiais e temos as informações jornalísticas. Hoje em dia, tirando contratações, renovações de contrato, vitórias do inter,reuniões consulares e agenda da semana, qualquer outra informação do Inter só é conseguida através dos canais de Notícias. No site do inter o boletim do alex 3 linhas do Barcelona uma matéria inteira.

2. O site do Inter, poderia ter a sessão Inter na Mídia, onde ele centralizaria as informações das diversas agências de notícias sobre o Inter: Clic RBS, Globo.com, UOL, Pele.net, Placar, Terra, entre outros. Falei apenas aqueles que sempre leio. Podes estar pensando que vantagens o Inter terá fazendo isso, já que terá de colocar uma pessoa a fazer esta checagem, e manutenção das informações. Em minha opinião, PAGE VIEWS. Com um número importante de PageViews, o inter pode cobrar mais pelos espaços de MKT em nosso site, pode utilizar isto como estratégia de Marketing contra os outros clubes.

3. Esta sessão de notícias pode ser restrita aqueles colorados que se cadastram no Site do Inter, não precisa ser sócio, somente se cadastrar e manter os dados atualizados, assim o Inter poderá criar um banco de dados importantíssimo para conversar com os seus clientes, os torcedores. Hoje em dia, quem são os torcedores que o Inter tem acesso, os torcedores que estão associados. Eu me associei no Inter em 90 no programa sócio colorado, Como vim morar em SP minha associação caducou e por isso me reassociei agora, porém nunca recebi nenhum mail do inter, nenhuma informação de promoção, nada, ou seja, um dos mais importantes canais de comunicação existentes hoje em dia, somente é usado para os associados.

4. Acho que em outro mail que enviei ao Sr. Já comentei a possibilidade de criar o Blog do Presidente. Hoje em dia, grandes corporações estão utilizando isto como forma de divulgação das opiniões do Presidente. É uma forma de aproximarmos cada vez mais o clube do torcedor. A internet está criando os canais de comunicação necessários para que o Clube se aproxime de seu público e com isso possa obter resultados importantes, financeiros e institucionais. Existe uma estimativa que o inter tenha algo como 3 milhões de torcedores (estou chutando pra baixo), destes, somente 45 mil (estou chutando pra cima) são torcedores associados, ou seja, apenas 1,5% destes. Assim temos um público de 98,5% dos torcedores colorados que estão sendo motivados para participarem diretamente do clube, somente pela mídia. Todos os planos de aumento de sócios que estão sendo estruturados, dependerão do inter ter a capacidade de atingir um maior número de torcedores possíveis.

-- . --

Será que eles estão nos ouvindo???????

4 comentários:

Rafael Severo disse...

Ricardo, quanto ao teu post anterior tomara que eu me engane mas o Rafael Santos não é o parceiro ideal pro Índio. É muito lento e viu-se muito esse defeito no primeiro tempo (eu fui ao jogo em Cidreira). Repito, tomara que me engane, mas ele é fraco. Quanto à questão das sugestões à diretoria colorada, não espera reconhecimento, pois apesar do Inter ser um clube relativamente estruturado ele está longe de dar o tratamento que o associado - ou mesmo o torcedor comum - merece. O clube parece inovar pouco, apesar da auto-propaganda.

Ps.: o estado do Rio Grande do Sul possui pouco mais de 10 milhões de habitantes. Cerca de 2 milhões de gaúchos vivem fora do estado. Esse número de 3 milhões que tu citaste é fato? Pois senão vejamos: se temos 3 milhões de torcedores o Recreativo tem mais de 6 milhões então. Acho que 1 mnilhão não torce por nenhum dos clubes da capital. Está certo que no momento o Recreativo possui mais torcida que o Colorado, mas tu não achas essa diferença muito grande?

Caco e Su...... disse...

Rafael.. em um post bem antigo meu eu calculei isto certinho.. No próprio texto eu disse que chutei pra Baixo.. Pra não ficar fazendo uma coisa que chamamos de Plano de negócio Chines. se um Chines comer mais uma colher de arroz, a china comeria a safra inteira de arroz do Brasil de um ano. heheheheheh
Em novembro (http://coloradosp.blogspot.com/2006_11_01_archive.html) olha lá em: Datafolha – Inter a 9° maior torcida do Brasil, cheguei em um número de 5.580.000 colorados..

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Ricardo, faz tempo que te digo que eles pegaram várias idéias enviadas por ti, é claro que isto que estão fazendo. Não estou dizendo que todas idéias, mas com certeza está ajudando e muito.

Uma coisa interessante que vi no site do Vélez, é um blog do Treinador, show de bola, não tenho certeza, mas acho que é diário, falando sobre os treinamentos, o rendimento do jogadores, é fantástico.

E há quem diga que "site" não ganha títulos, sabemos disso, mas nós ficamos por dentro. Pra mim um balanço financeiro seria o mais importante. Como disse o Guilherme no blog dele, não sabemos nada sobre os projetos de reforma do Beira-rio tanto financeiro como logístico.

Mas isso não se faz da noite pro dia também, como profissional da área de TI sei bem como são estas coisas... implementações, migrações, custo com desenvolvimento, tempo de desenvolvimento, isto dá trabalho e precisa de muita grana. A galera que frequenta o blog e trabalha nessa área sabe muito bem do que estou falando...

Gonçalves disse...

Realmente esse lance do blog seria uma coisa bastante útil, pois seria bem melhor do que aquelas mensagens automaticas dada por email quando enviamos algo à ouvidoria...o cara iria acessar e realmente comprovar de que sua sugestão , reclamação ou opinião estaria lá, pois poderia vê-la na forma do acesso diário e quem sabe com uma respostinha que não aquela "robótica"como há em alguns blogs por ae.