segunda-feira, outubro 23, 2006

Loucuras de um Colorado em São Paulo

Galera a participação contínua das discussões existentes no Blog Vermelho - o link está no meu menu de links, vem me fazendo pensar em algumas coisas, especialmente em marketing para o Inter. Viagens minhas que resolvi, na louca, colocar no papel e mandar para o Fernando Carvalho, no mail dele hehehehe. aí vai a última.

Prezado Fernando Carvalho,

Não sei o sr lês estes mails, ou se alguém o lê, uma vez que ele não me é respondido por ninguém, nunca, porém como quero contribuir com o Inter, sigo mandando idéias que me vem a cabeça e e acho que algumas podem ser interessantes. Espero que sim, e que as mesmas ajudem o nosso clube.

Estamos nos aproximando do Mundial do Japão e muitos torcedores começam a se preparar para ida ao Jogo. Semana passada no portal clicRBS tinha uma matéria sobre o Barcelona e sobre a Febre Barcelona no Mundo, em consumo e exposição da Marca. O Inter já teve participações e vitórias em diversos torneios internacionais porém torneios sem a expressividade de uma Libertadores e de um potencial jogo final contra o Barcelona transmitido para todo o mundo. Assim sendo envio-lhe algumas informações e idéias:

1. A final do Mundial de Clubes, no que se refere a Marcas de produtos esportivos, vai ser Reebok (Inter) x Nike (Barcelona). Eu entendo que temos, neste momento, como expor a marca Inter juntamente com a REEBOK, ou seja, nos utilizarmos desta exposição para vendermos também a marca Inter. Eventos em lojas esportivas no Japão patrocinadas pela REEBOK, com os vídeos do Inter, Jogos do Inter, Gols da libertadores. Lembre-mo-nos que a final da libertadores foi passada no Mundo pela FOX. Pelo menos da FOX em Espanhol. Posters, totens com os jogadores do Inter, promover a venda de camisas e materiais esportivos do inter. No Japão o consumo é fortíssimo desses itens.

2. Produção de brindes para distribuição no estádio, como bandeiras do Japão com símbolos do Inter, folders ou flyers sobre o Inter, História fotos, imagens, em japones para que os torcedores saibam que é o Clube, isso distribuído na entrada do estádio. Nos folhetos que poderiam ser distribuídos no estádio, colocar em japonês e Ingles o texto, colocar foto de jogadores do inter que já jogaram no Japão -criar vínculo com eles, grandes jogadores do Inter dos últimos anos etc.. Colocar estas fotos junto com fotos deles com a camisa do Inter.

3. Para os novos uniformes para o Japão, tentar uma mudança nos Patrocinadores. Unimed e Banrisul, não tem expressão mundial nenhuma, são marcas nacionais/regionais. Porque não trocá-los e buscar consolidar uma marca mundial para divulgação na camisa do Inter. Um uniforme especial. A marca vai ser vista por 90 minutos, para o mundo inteiro, jogando com o maior clube da Europa, onde joga o jogador mais cultuado, hoje em dia. A busca de uma empresa local asiática para criar vinculação com o público local. Me lembro dos números da VIVO quando aparecia na Copa da Alemanha, ela investiu algo como 40 milhões de reais na seleção e só de exposição de marca, que é um cálculo feito pelos Marketeiros o retorno de marca foi de mais de 80 milhões.

Tenho a perfeita noção que o Sport Clube Internacional tem um espaço de sucesso já contruído junto aos outros clubes mundiais como celeiro de ases. Vide, Falcão, Tafarel, Dunga, Lúcio, Nilmar, Rafael Sobis, Diogo Rincón, Daniel Carvalho, Bolívar, o Tinga que não foi formado aqui, mas que foi relançado aqui, e o Jorge Wagner que estava escondido na Rússia.

Estou falando aqui espaço junto a torcida, que vai nos conhecer agora, e que se ganharmos do Barcelona, o que todos esperamos, terá um appeal formidável para consumo.

Presidente, espero que estas minhas idéias possam servir para o nosso clube.
Fico no aguardo de suas considerações.


atenciosamente

Ricardo

3 comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Olha Ricardo, muito bom! O Rafael que escreve comigo no meu Blog teve um pensamento assim parecido e postou em um comentário no Blog. Ele pensou em várias coisas, abaixo segue o texto dele:

"Sabe, Rodrigo, eu entendo esse Mundial no Japão não apenas como uma grande oportunidade esportiva pro Inter, mas também de realizar negócios lucrativos para o futuro do clube. O mercado asiático é enorme e o colorado tem que aproveitar este momento e lançar o seu nome por lá. Bem, ganhando o Mundial sabemos que já um grande começo. Eu acho que o clube não está sabendo aproveitar este momento pra se promover desde já junto aos japoneses e ganha a simpatia desse povo todo. Senão vejamos, as cores do Inter são o vermelho e o branco, certo? Coincidentemente as cores do Japão. então pq não fazer bandeiras promocionais pros torcedores que forem ao Japão já irem difundindo a marca Inter por lá? Poderiam ser bandeiras brancas com o símbolo do Inter redondo e vermelho, como sempre, no centro. Exatamente como a bandeira do Japão, com a diferença que a japonesa o círculo é totalmente vermelho, óbvio. E na parte de baixo da bandeira a inscrição SPORT CLUB INTERNACIONAL, só que em japonês. Já seria um bom início. Poderiam inventar uma organizada especialmente para torcer no Japão, a JAPINTER, com os integrantes vestidos com roupas típicas japonesas em vermelho e branco mas fazendo aquele carnaval que só os brasileiros sabem fazer e que encantam os caras lá fora. O negócio é começar a conquistar torcedores por lá antes de embarcar, pois ao que consta, 80% do público japonês vai torcer pro Barcelona. E duvido que o clube catalão faça algum esforço especial pra agradar os japas! Outra coisa que o Inter poderia providenciar é produzir algumas revistas da alma colorada, essa que vem pros sócios sem que a gente peça, traduzidas para o idioma japonês e distribuir entre os meios de imprensa de lá, pra já ir familiarizando o clube com o povo de lá. É muito importante que a marca Inter fique marcada prlo mercado asiático, pois eles consomem mesmo... "

Legal né!? Mais uma coisa se ninguém responder teus e-mails e alguma idéia das tuas aparecer do nada, pode ter certeza que leram eles mas não te responderam, hehehe.

Caco e Su...... disse...

Cara.. eu venho mandando vários mails pro FC.. Uma hora ele, ou me manda calar a boca ou me contrata para trabalhar no Marketing rsssss.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Mas tu viu só, o Rafael Severo é formado em publicidade, ele tem um monte de idéias também.

Mais uma cois vou colocar um link do teu Blog lá no meu, não custa nada mesmo, hehe. Assim fica até mais fácil de navegar.