domingo, outubro 29, 2006

FIFA DAY

Escrito por Ricardo Aragonés – Colorado em SP

Vocês se lembram de como era a cobertura da Copa Toyota antes da FIFA assumir a competição? A cobertura do evento deu um salto de qualidade e a exposição que as equipes estão tendo é impressionante.

Focando apenas no Inter, o FIFA DAY, na sexta-feira, pra mim foi a coroação da atuação do FC como Presidente do Inter, e da sua busca pelo espaço do Inter no cenário mundial. O Dia todo com uma equipe da imprensa Japonesa acompanhando o clube, jogadores, entrevistas e tudo mais. O programa vai ser passado na Televisão Japonesa, um programa de uma hora de duração, os expectadores podem chegar a 30 milhões, no mínimo. Uma equipe da televisão japonesa ficará até o dia 31 de outubro em Porto Alegre, QUE EXPOSIÇÃO. O final do ano e 2007 será a consolidação deste trabalho, o momento de firmarmos a marca SC Internacional em todo o mundo.


Abaixo, copio um mail que mandei para o FC, uma das minhas viagens de torcedor, aqui em SP, tendo em vista os ganhos que teremos com o Mundial, com exposição, e as possíveis ações para aumentar isso.

Prezado Fernando Carvalho,

Não sei o sr lês estes mails, ou se alguém o lê, uma vez que ele não me é respondido por ninguém, nunca, porém como quero contribuir com o Inter, sigo mandando idéias que me vem a cabeça e e acho que algumas podem ser interessantes. Espero que sim, e que as mesmas ajudem o nosso clube.

Estamos nos aproximando do Mundial do Japão e muitos torcedores começam a se preparar para ida ao Jogo. Semana passada no portal clicRBS tinha uma matéria sobre o Barcelona e sobre a Febre Barcelona no Mundo, em consumo e exposição da Marca. O Inter já teve participações e vitórias em diversos torneios internacionais porém torneios sem a expressividade de uma Libertadores e de um potencial jogo final contra o Barcelona transmitido para todo o mundo. Assim sendo envio-lhe algumas informações e idéias:

1. A final do Mundial de Clubes, no que se refere a Marcas de produtos esportivos, vai ser Reebok (Inter) x Nike (Barcelona). Eu entendo que temos, neste momento, como expor a marca Inter juntamente com a REEBOK, ou seja, nos utilizarmos desta exposição para vendermos também a marca Inter. Eventos em lojas esportivas no Japão patrocinadas pela REEBOK, com os vídeos do Inter, Jogos do Inter, Gols da libertadores. Lembre-mo-nos que a final da libertadores foi passada no Mundo pela FOX. Pelo menos da FOX em Espanhol. Posters, totens com os jogadores do Inter, promover a venda de camisas e materiais esportivos do inter. No Japão o consumo é fortíssimo desses itens.

2. Produção de brindes para distribuição no estádio, como bandeiras do Japão com símbolos do Inter, folders ou flyers sobre o Inter, História fotos, imagens, em japones para que os torcedores saibam que é o Clube, isso distribuído na entrada do estádio. Nos folhetos que poderiam ser distribuídos no estádio, colocar em japonês e Ingles o texto, colocar foto de jogadores do inter que já jogaram no Japão -criar vínculo com eles, grandes jogadores do Inter dos últimos anos etc.. Colocar estas fotos junto com fotos deles com a camisa do Inter.

3. Para os novos uniformes para o Japão, tentar uma mudança nos Patrocinadores. Unimed e Banrisul, não tem expressão mundial nenhuma, são marcas nacionais/regionais. Porque não trocá-los e buscar consolidar uma marca mundial para divulgação na camisa do Inter. Um uniforme especial. A marca vai ser vista por 90 minutos, para o mundo inteiro, jogando com o maior clube da Europa, onde joga o jogador mais cultuado, hoje em dia. A busca de uma empresa local asiática para criar vinculação com o público local. Me lembro dos números da VIVO quando aparecia na Copa da Alemanha, ela investiu algo como 40 milhões de reais na seleção e só de exposição de marca, que é um cálculo feito pelos Marketeiros o retorno de marca foi de mais de 80 milhões.

Tenho a perfeita noção que o Sport Clube Internacional tem um espaço de sucesso já contruído junto aos outros clubes mundiais como celeiro de ases. Vide, Falcão, Tafarel, Dunga, Lúcio, Nilmar, Rafael Sobis, Diogo Rincón, Daniel Carvalho, Bolívar, o Tinga que não foi formado aqui, mas que foi relançado aqui, e o Jorge Wagner que estava escondido na Rússia.

Estou falando aqui espaço junto a torcida, que vai nos conhecer agora, e que se ganharmos do Barcelona, o que todos esperamos, terá um appeal formidável para consumo.


- - : - -

PS: Alguém já calculou o quanto o inter faturou em 2006? Se for vice do Mundial mais US$ 3,5 milhões. Campeão, US$ 4,5 milhões. Eu estimo com as vendas, televisionamento, patrocínios etc. Já passamos dos 50 milhões de reais. Estou muito errado?

Nenhum comentário: